
Colágeno Tipo 2 para Cartilagem e Ossos: Funciona Mesmo?
Share
Você sabia que o colágeno tipo 2 pode ser um grande aliado das suas articulações?
O colágeno mais predominante em nossa cartilagem é o chamado Colágeno Tipo 2, um colágeno não hidrolisado, que conserva sua estrutura molecular original, ou seja, a molécula não passa pelo processo de hidrólise ou desnaturação. Conhecido por seu potente efeito anti-inflamatório, é capaz de reduzir incômodos e desgastes de forma expressiva.
Um estudo publicado na Acta Ortopédica Brasileira avaliou os efeitos do Colágeno Tipo 2 em indivíduos entre 60 e 80 anos com osteoartrite de joelho. Os participantes que receberam a suplementação por 90 dias apresentaram melhora significativa na qualidade de vida e redução da dor em comparação ao grupo de controle.
Ou seja, trata-se de um componente essencial da cartilagem que pode ajudar em várias condições relacionadas às articulações e ao sistema musculoesquelético, como, por exemplo, reduzir a dor e a inflamação em pessoas com osteoartrite, auxiliar na recuperação de lesões articulares, atuar na manutenção da integridade da cartilagem, contribuir com a regeneração da cartilagem e até retardar sua degradação.
O Colágeno Tipo 2 é um tipo mais específico de colágeno, uma proteína estrutural encontrada principalmente na cartilagem articular, que representa cerca de 90% da cartilagem e é responsável por revestir as extremidades dos ossos. Por conta de sua importância e de seus benefícios, muitos atletas de alto impacto aderem à suplementação.
Além da suplementação, você também pode extrair o Colágeno Tipo 2 de alguns alimentos, como:
1. Carne vermelha e peixes
No caso da carne vermelha é encontrado principalmente nas cartilagens, ossos e na pele. Já no peixe, o Colágeno Tipo 2 é encontrado nas escamas, pele e espinhas.
2. Gelatina
Um dos alimentos ricos em concentração de Colágeno Tipo 2 é a gelatina.
Isso acontece porque ela é obtida por meio da fervura de ossos, cartilagens e peles de animais. Com esse ingrediente fica super fácil adquirir mais colágeno!
3. Miúdos
Como coração, fígado e língua, além de poderem ser incrementados na dieta para obter mais Colágeno Tipo 2, são ricos para articulações e dores.
4. Claras de ovos
As claras de ovos são extremamente importantes para uma alimentação equilibrada e são importantes para quem precisa de mais Colágeno Tipo 2, além de contribuírem para uma maior produção da proteína.
A escolha de uma vida mais saudável vem de você! Cuide-se Bem, viva Bem!