Ômega 3: por que ele é um aliado da sua longevidade?
Share
O ômega 3 pode ser valioso para quem desejar ter mais longevidade!
Ele é um tipo de gordura boa, que auxilia em diversas funções do nosso organismo por isso determinados peixes tem essa fama e é adorado por muitos, eles têm o poder de serem ricos em ômega 3. Os ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3 são os culpados e alvos de comentários relacionada à longevidade saudável, devido a sua propriedade anti-inflamatória. Esses ácidos graxos poli-insaturados são basicamente lipídios com duas ou mais ligações duplas na sua cadeia de carbono, importantes em específico para o desenvolvimento cerebral e da retina.
A publicação do estudo na revista "Nature Aging", que analisou durante 3 anos a ingestão de 1 grama de ômega 3 por dia em mais de 700 idosos, constataram que essa ação pode retardar o envelhecimento biológico em humanos, sendo suficiente para modular positivamente o envelhecimento biológico.
O ômega 3 é considerado um ácido graxo essencial, sendo fundamental desde a saúde cardiovascular, equilíbrio dos hormônios, manutenção de níveis adequados de colesterol olhos até para o cérebro.
O ômega 3 atua e ajuda em diversas funções, entre elas:
Ação Anti-inflamatória:
A maior parte da síndrome metabólica, como diabetes tipo 2, doenças articulares, obesidade e estresse oxidativo têm influência com os fatores inflamatórios. Quando nas formas EPA e DHA, o ômega 3, possui propriedades anti-inflamatórias, sendo muito útil para a prevenção e controle da inflamação.
Envelhecimento:
O nosso próprio envelhecimento ocasiona em um aumento de fatores inflamatórios, devido à queda natural que ocorre na produção, assim causando alterações na imunidade o que deixa o nosso sistema mais vulnerável a problemas metabólicos e doenças diversas.
A notícia feliz é que o ômega 3 atua de forma eficaz na melhora do envelhecimento e da inflamação.
Temos três tipos de ômega 3: EPA (ácido eicosapentaenoico), DHA (ácido docosahexaenoico) e ALA (ácido alfa-linolênico)
Os tipos mais ativos do ômega 3 são: EPA e o DHA, eles têm fácil aderência ao organismo. O EPA tem sua função em combater inflamações e proteger o coração, enquanto a função DHA tem sua função mais focada no cérebro. Enquanto o ALA é achado em alimentos de origem vegetal, após a ingestão, ele é convertido em EPA e, posteriormente, em DHA. A quantidade é quase insignificante fazendo com que alimentos que contenham EPA e DHA sejam mais procurados.