Os benefícios do EPA e DHA para a saúde do coração

Os benefícios do EPA e DHA para a saúde do coração

O Ômega 3 possui inúmeros benefícios para o corpo, ele é um tipo de gordura boa que o nosso corpo não consegue produzir sozinho. Por isso, é necessário obtê-lo a partir da alimentação ou do consumo de suplementos.  

Essa gordura benéfica é formada por ácidos graxos poli-insaturados, e os principais deles são: EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico). Tais ácidos realizam papeis importantes na saúde do cérebro, do coração e dos olhos, podendo também ser usado no controle dos níveis de colesterol e glicemia ou prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais. 

O EPA é um tipo de ácido graxo ômega 3, extraído principalmente de fontes marinhas, como peixes gordurosos e óleo de peixe. Ele auxilia na manutenção da saúde humana, contribuindo com redução dos níveis de triglicerídeos no sangue, e se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias e cardiovasculares. 

o ácido DHA, é um outro tipo de ácido graxo essencial para a performance do organismo, desenvolvimento e manutenção da saúde cerebral. 

Vem olhar mais afundo os benefícios do ômega 3: 

1. Diminui a inflamação: 

Suas propriedades anti-inflamatórias podem contribuir muito no tratamento de doenças inflamatórias intestinais ou artrite reumatoide, pois realizam uma queda na produção de substâncias inflamatórias. 

2. Protege contra doenças cardiovasculares: 

O ômega 3 auxilia na redução do colesterol ruim e, assim, promove um melhor funcionamento das artérias, evitando algumas doenças como o infarto, arritmia, entre outros. 

3. Evita a formação de coágulos: 

Em especial o DHA e o EPA, que possuem suas propriedades anticoagulantes, conseguem reduzir a formação de coágulos sanguíneos por impedir que as plaquetas do sangue se agrupem. 

4. Melhora o funcionamento cerebral: 

O ômega 3 é de suma importância para as funções cerebrais, já que o cérebro é constituído 60% por gordura, majoritariamente por ômega 3. Por isso, a falta dessa gordura pode ser relacionada a menor capacidade de aprendizado ou memória. 

 

 


Voltar para o blog